Clique para ampliar


Carroças para passageiros - São Luís - Maranhão

A imagem mostra carroças utilizadas para o transporte de operários da Cia. Fabril Maranhense, em São Luís, MA, em princípios do século XX. O veículo puxado por dois animais à esquerda da imagem foi montado à semelhança de um bonde, com os bancos em platéia.

 

1901

 


Bonde elétrico - São Luís - Anos 40

O serviço de transporte de passageiros por bonde elétrico em São Luís, MA, iniciou no dia 15 de setembro de 1924. A empresa que instalou o serviço foi a Ulen & Company, americana. A frota compunha-se inicialmente de 2 carros de 12 bancos, 7 carros de 8 bancos e três reboques de 6 bancos. A bitola era métrica.

1940 

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar


Transporte de passageiros - Maranhão - Anos 40

Durante muitas décadas, a quase totalidade das estradas do Maranhão era de terra, quando existiam. O transporte de passageiros era bastante precário, especialmente em localidades mais remotas. A imagem mostra um caminhão transportando passageiros para São João dos Patos, MA, nos anos 40. Não haviam muitas escolhas se não se dispusesse de um automóvel ou se se estivesse longe da linha do trem.

 

1941

 


Interior de bonde - São Luís - Anos 40

A imagem mostra o interior de um dos bondes da SAELTPA - Serviços de Agua, Esgotos, Luz, Tração e Prensagem de Algodão - empresa criada para operar os diferentes serviços acima em São Luís, Maranhão. Os bondes eram de fabricação J.G. Brill, americanos, de tipo fechado.

 

1942

Clique para ampliar

1 | 2 | 3


>>